sábado, 22 de maio de 2010

Fotos do Encontro - 22/05/2010

É com muita alegria que comemoramos nosso 10º encontro do Ishtar Brasília neste sábado, no Parque Olhos Dágua.
Foi o encontro que mais reuniu grávidas (16) e casais (cerca de 5) até hoje. Também tivemos a presença de profissionais de saúde e outras interessadas no assunto.




Iniciamos com uma breve apresentação de todos. Paloma Terra (nossa parceira) prosseguiu a conversa sobre Fisiologia do Parto, questionando o que seria fisiológico e, em seguida, o que seria patológico de uma forma geral.



A maioria das presentes participou ativamente, compartilhando de suas experiências e indagando com perguntas que tiveram respostas bem ilustradas.


Com a ajuda de uma pelve anatômica, Paloma Terra explicou o processo de nascimento do bebê.




No final, ao cair da tarde, tivemos a foto do grupo.


Mais uma vez, agradecemos a todos e todas que passaram essa tarde conosco!


Até a próxima!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Próximo Encontro - 22/05/2010

Vocês votaram na enquete do nosso blog e no próximo encontro do Ishtar Brasília falaremos sobre a Fisiologia do Parto.
Convidamos a parteira Paloma Terra* para abordar esse tema, ilustrando com sua experiência de mais de 100 atendimentos domiliciares e acompanhamentos hospitalares.

Data: 22/05/2010 (sábado)
Horário: 15:00
Local: Parque Olhos Dágua - quiosque coberto próximo à administração do parque no final da Asa Norte (próximo à SQN 214).

Confirme sua participação:
Através dos telefones: (61) 8160-7623 (Sabrina) ou (61) 8108-2161 (Sylvana) ou ainda pelo e-mail ishtarbrasilia@gmail.com

- AVISOS! -
O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos 8 Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza e Divinópolis).
Você recebeu o convite para participar do grupo de discussão?
Não? Então entre em contato e enviaremos!
Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?!

http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
O Ishtar também está no Twitter: http://twitter.com/ishtarbrasil

-------------------------------
NASCIMENTOS:
Nasceu Giovana, de Marieta, que frequentou o grupo Ishtar Brasília. Giovana nasceu em casa no dia 22/04, pesando 3,350 kg e medindo 49 cm.

* Paloma Terra é mãe de dois filhos nascidos de parto natural com a assistência de Parteiras Profissionais em uma Casa de Partos no Canadá. Ela está ativamente envolvida com parto e nascimento desde 1999. Se formou Parteira Profissional pelo curso da Association of Texas Midwives (Associação de Parteiras do Texas) sendo em seguida Licenciada pelo Departamento de Saúde do Estado do Texas como Lincensed Midwife (Parteira Licenciada) e Certificada pelo North American Registry of Midwives (NARM, Registro Norte Americano de Parteiras) como Professional Midwife (Parteira Profissional). Ela exerceu assistência à várias famílias como Doula em parto e pós-parto durante 3 anos na região metropolitana de Austin no Texas durante sua formação como Parteira Profissional e atendeu mais de 100 partos em hospitais, casas de parto e domicílios.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carta Aberta a Alexandre Garcia

No dia 07/05/2010, Alexandre Garcia em entrevista à CBN demonstrou ser um profundo desconhecedor dos benefícios do parto humanizado e do direito ao acompanhante. A Rede Parto do Princípio redigiu um manifesto de repúdio a mais esse desrespeito às mães brasileiras.

Leia aqui a Entrevista.

Leia abaixo a Carta de Repúdio

Carta Aberta a Alexandre Garcia

Considerações sobre a "bobagem" do Parto Humanizado

Quem está brincando com a saúde?

Caro Sr. Alexandre Garcia,

Somos mulheres ativistas da Rede Parto do Princípio, uma rede nacional, com mais de 100 mulheres por todo o Brasil, que luta para que toda mulher possa ter uma maternidade consciente e ativa através de informação adequada e embasada cientificamente sobre gestação, parto e nascimento.

É com profundo pesar que recebemos em pleno dia das mães uma fala cheia de preconceitos sobre a maternidade em um veículo de comunicação pública.

Diante de sua fala, nota-se o profundo desconhecimento das políticas de controle de infecção hospitalar, como também da legislação que garante a toda mulher o direito à presença de um acompanhante de sua livre escolha no pré-parto, parto e pós-parto imediato. Não é só uma "bobagem" do Ministério da Saúde. É lei (Lei Federal n° 11.108 de 2005). Uma lei que vem sendo sumariamente descumprida por todo o país.

Transcrição realizada a partir do áudio disponível em:http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/mais-brasilia/MAIS-BRASILIA.htm"[...] eu tô criticando essa bobagem do Ministério da Saúde de parto humanizado... será que vão deixar entrar um pai na sala cirúrgica pra infectar a sala cirúrgica? O pai barbudo, cabeludo, bêbado, sei lá o quê, mas enfim... hã... vestido com... com poeira da rua numa sala cirúrgica? Isso é um absurdo. Ah, mas é o parto de cócoras... tudo bem, peça para sua mulher fazer um parto de cócoras pra ver o que vai acontecer com o joelhos dela, não é índia, nã... vão... vão acabar... É um sofrimento. Ah, porque as cesárias... eu disse olha... que ele mesmo concorda que o... o serviço público as cesárias só é feita [sic] em último caso... é parto normal normalmente... não precisa ficar anunciando que o hospital do Gama vai ter isso [...]"

Existem normas de controle de infecção hospitalar que devem ser cumpridas por toda a equipe de saúde, pelos pacientes e por seus acompanhantes. Independente se são "cabeludos", "carecas" ou "barbudos". Seguidas essas normas, não há porque restringir o acesso do acompanhante. O direito da mulher não pode ser violado a partir de discriminação, de preconceito.

Várias pesquisas comprovaram que a presença do acompanhante no parto proporciona uma série de benefícios como: maior sentimento de confiança, aumento no índice de amamentação, diminuição do tempo de trabalho de parto, menor necessidade de parto cirúrgico, menor necessidade de medicação, menor necessidade de analgesia, menores índices de escores de Apgar abaixo de 7, menor necessidade de parto instrumental, menores taxas de dor, pânico e exaustão, entre vários outros benefícios. Diante desses indícios, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza, desde 1996, a presença de um acompanhante para a parturiente.

E isso não é bobagem. São pesquisas científicas.

Hoje, existe a possibilidade da mulher escolher a melhor posição para o parto. De posse de evidências científicas, muitos profissionais não mais recomendam uma única posição, mas permitem que a mulher encontre a posição mais confortável para dar à luz. Para a posição de "cócoras", que é como são chamadas algumas posições verticalizadas, existem apoios e banquetas. Há também muitas mulheres que conseguem ficar de cócoras sem comprometer os joelhos, mesmo as não-indígenas."

[...] O ministério da saúde não fez só isso não. O Ministério da Saúde tá estimulando agora pessoa com HIV a engravidar. Eu duvido que o Ministério da Saúde vá fazer uma... uma cesária pela terceira vez numa mulher com HIV e respingar sangue nele pra ver o que vai acontecer. É uma... é uma maluquice. Tão fazendo uma brincadeira com a saúde... Tá lá escrito na instituição a saúde é direito de todos e dever do Estado. O Estado não está cumprindo seus deveres com a saúde... e os problemas são de gestão, são administrativos.[...]"

Atualmente, diante de assistência médica adequada, nós mulheres podemos ter uma gestação e um parto mais seguros tanto para nós, quanto para os bebês. Inclusive as mulheres HIV positivas. Existem protocolos, embasados cientificamente, para os atendimentos às soro-positivas que evitam a transmissão vertical do HIV. Todos nós temos direito à reprodução. Existem também protocolos de rotinas que protegem a equipe de saúde para que não tenham contato com sangue ou secreções; e de providências caso haja algum acidente. E isso não é maluquice. É biossegurança.

E se o Estado está tomando providências para que o pai mais "barbudo" possa acompanhar sua esposa no nascimento de seu filho, e para que pessoas como eu, como os soro positivos e até como você possam ter fihos e netos em segurança, isso não é "bobagem", isso é dever do Estado.

Mas se o senhor ainda tiver críticas à "bobagem" do Parto Humanizado ou aos partos das mulheres soro positivas, por favor, embase suas considerações com argumentos fundamentados cientificamente. Porque disparar informações incorretas em meios de comunicação pública é anti-ético e um descalabro. E é vergonhoso.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Rede de Mulheres Parto do Princípio

http://www.partodoprincipio.com.br/

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia Internacional das Parteiras


C O N V I T E


A Faculdade de Ciências da Saúde (FS), por meio dos Departamentos de Enfermagem (ENF) e de Saúde Coletiva e o Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília têm o prazer de convidar para programação comemorativa alusiva ao 05 de maio - DIA INTERNACIONAL DAS PARTEIRAS/2010.

DATA: 05/05/2010

Local: Auditório II- Faculdade de Ciências Saúde - UnB (Campus Darcy Ribeiro-Asa Norte)

Será destaque a homenagem especial às professoras enfermeiras obstetras aposentadas da UnB, Marília Largura e Matildes P. Lobo e às parteiras tradicionais do Entorno do DF e Goiás: D. Edna e D. Nair( Padre Bernardo-GO), D. Adilis, D. Rosinha e Benedita (Sto. Antônio do Rio Descoberto-GO), D. Izaura e D. Dália (Formosa-GO), D. Francisca (Goiânia-GO), D. Helena e D. Bernarda (Pirenópolis-GO), D. Júlia e D. Santina (Planaltina-GO), extensiva às parteiras, enfermeiras obstetras e obstetrizes do DF e Goiás, do Centro-Oeste e de todo o Brasil.

Programação

8h30 às 10h- Local : Saguão do Auditório 2 da FS - Abertura da exposição fotográfica Mães da Pátria", de Bia Fioretti, com boas-vindas às parteiras e confraternização entre os presentes.

17h às 20h30 – Local: Auditório 2 da FS

1-Homenagem às parteiras, com apresentação Musical de Chico Mambembrincantes, franqueada a palavra a autoridades da UnB e autoridades convidadas, parteiras homenageadas, gestantes, paridas e toda comunidade participante.

2. Exibição de vídeos sobre Parteiras e Partos

3. Debate e encerramento (amplo debate envolvendo os presentes) Participantes e convidados: Professores, técnicos, gestores e estudantes da UnB; Departamento de Atenção Básica/DAB, Coordenação de Saúde da Mulher, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e Comitê Educação Popular-CNEPS/Ministério da Saúde; SEPPIR e Funai; Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres-SEPM; ABEn-DF, Abenfo-DF, Coren-DF, Sindicato de Enfermagem-DF; Parlamentares federais e distritais; RECID-DF; e toda comunidade da UnB e a sociedade brasiliense em geral.

Informações: Decanato de Extensão da UnB – Coordenadoria de Eventos-telefones (61) 3307-2612 ramais 28, 29 e 30. Silvéria Santos(61) 8408.8358.