segunda-feira, 27 de junho de 2011

Próximo encontro - 30/07/2011 - Pós-parto e cuidados com o bebê

De grávida você passa a ser mãe. Começa uma nova fase. O bebê nasceu, e agora?
Vamos conversar sobre os cuidados após o nascimento do bebê, a mudança de rotina familiar e a fase de adaptação da nova família.

ATENÇÃO: Nosso encontro mudou de local!

Data: 30/07/2011 (sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: Parque Olhos Dágua - final da Asa Norte, próximo à SQN 214. Dentro do parque, vamos nos encontrar próximos ao quiosque da administração do parque.
>>> Leve uma canga ou uma toalha. Não esqueça da garrafinha de água para hidratar!

Confirme sua participação:
Pelo telefone: (61) 8108-2161 (Sylvana) ou (61) 8143-7182 (Rafaela) ou (61) 8160-7623 (Sabrina), por e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou ainda com um comentário no blog.

**********************
*AVISOS!*
O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos 6 Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro).

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fotos do Encontro - 18/06/2011 - Nascendo no Brasil

Com o tema "Atenção ao parto no Brasil" nos reunimos para assistir ao documentário "Nascendo no Brasil", gravado em Porto Alegre e que conta a trajetória de alguns partos em hospitais públicos e privados.

Contamos com a presença de alguns casais e algumas grávidas. Também tivemos a presença de doulas e da parteira Paloma Terra, compartilhando de suas experiências conosco.

Após o vídeo, conversamos sobre as histórias narradas e a realidade brasileira sob a ótica de cada participante.
Diante de algumas dúvidas e mitos vistos no documentário, Paloma Terra compartilhou o documento Manual de Alto Risco do MS, disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf, uma publicação que oferece uma leitura abrangente sobre gestação de alto risco.

Até o próximo encontro!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Próximo encontro - 18/06/2011 - Atenção ao Parto no Brasil

Olá Pessoal!

O tema de nosso encontro será: "Atenção ao Parto no Brasil", com a exibição do filme "Nascendo no Brasil". Falaremos sobre as dificuldades de se ter um parto normal no Brasil, país recordista de cesarianas.

Estamos esperando por você!
Não percam!

Data: 18/06/2011 (sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: salão de festas da SQN 404 Bloco I - Asa Norte (próximo à Escola DNA e às entrequadras comerciais 404/405).

Confirme sua participação:
Pelo telefone: (61) 8108-2161 (Sylvana) ou (61) 8143-7182 (Rafaela) por e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou ainda pelo comentário do blog.

**********************
*AVISOS!*
O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos 6 Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro).

Você recebeu o convite? Não? Então entre em contato e enviaremos!
Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?!
http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil

O Ishtar também está no Twiitter: http://twitter.com/ishtarbrasil

********************************
NOTÍCIA RELACIONADA

Uma em quatro mulheres relata maus-tratos durante o parto
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/880316-uma-em-quatro-mulheres-relata-maus-tratos-durante-o-parto.shtml

Chorando em um hospital, agulhada pelas dores das contrações do parto, mulheres brasileiras ainda têm de ouvir maus-tratos verbais como: "Na hora de fazer não chorou, não chamou a mamãe. Por que tá chorando agora?". A informação é da reportagem de Laura Capriglione publicada na edição desta quinta-feira da Folha.

De acordo com o texto, uma em cada quatro mulheres que deram à luz em hospitais públicos ou privados relatou algum tipo de agressão no parto, perpretada por profissionais de saúde que deveriam acolhê-la e zelar por seu bem-estar. São agressões que vão da recusa em oferecer algum alívio para a dor e xingamentos até gritos e tratamentos grosseiros com viés discriminatório.

Leia mais...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ishtar e o Mamaço Brasília

Pelo direito à amamentação em público

Escrito por Ricardo Viula

Mais parecia um piquenique, porém, o encontro de papais e mamães partiu de um motivo sério. Entre as 15h30 e 17h20 do último dia cinco, vários bebês puderam usufruir de colo e peito na companhia dos pais, reunidos para discutir a recente polêmica em torno de se é adequado, ou não, amamentar em público. Aproximadamente 20 casais participaram do ato.

Paloma Varón, jornalista e iniciadora do movimento em Brasília, além de mãe de Cecília, quatro anos, e Clarice, dez meses, comenta que o debate a nível nacional começou quando, em março deste ano, a antropóloga Marina Barão foi impedida de amamentar o filho Francisco em exposição de arte no Itaú Cultural da Avenida Paulista, São Paulo. O motivo, segundo a funcionária que a abordou, era a norma do espaço de proibir a alimentação no local.

Foto: Ricardo Viula
foto_interna

Paloma Varón acredita que a sociedade brasileira está "importando" o pudor excessivo dos Estados Unidos

Reação cibernética

A repercussão do caso nas listas virtuais sobre maternidade ganhou dimensão suficiente para que, no dia 12 de maio, um grupo de cerca de 30 mães acompanhadas pelos filhos lactentes retornasse à instituição cultural e realizasse um “mamaço”. Na mesma semana, o Facebook retirou uma foto em que a jornalista Kalu Brum amamentava o filho Miguel, alegando que o conteúdo da imagem era pornográfico. Em resposta, diversas mães postaram fotos de momentos de amamentação em blogs e perfis do Facebook: o “mamaço” virtual.

“Como as reações foram piores, com o artigo do J.P.Coutinho na Folha (João Pereira Coutinho, colunista da Folha.com) e as críticas dos humoristas do CQC, achamos por bem organizar um ‘mamaço’ em cada cidade”, pondera Varón. A jornalista lamenta as mudanças no posicionamento da opinião pública a respeito do tema: “Nossa manifestação não é contra o CQC, ou contra o João Pereira Coutinho, é contra esse pensamento que eu considero um retrocesso, visto que há dez anos atrás, ou até há mais anos atrás, amamentava-se na rua e, se alguém se incomadava, virava o rosto e tudo continuava, e, agora, as pessoas resolveram se manifestar contra esse direito que já era garantido”. A organização desse evento em escala nacional ocorreu via redes sociais. Ao todo, foram onze cidades – Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Recife, Belém, Londrina e Campinas.

Sylvana Karla, analista de sistemas e organizadora do Ishtar, grupo voluntário de apoio à gestação e à maternidade ativa, ressalta os benefícios do aleitamento materno, como a prevenção do câncer de mama e das alergias infantis. “Sempre estou incentivando a amamentação para que a mãe não desista, não se deixe levar pela doação, pelo tempo que tem que ficar muito com o bebê”, explica.

Ela, da mesma forma que a maioria das mulheres naquela tarde, estava ao lado do marido. Wellington Lemos, funcionário público e pai de Ernesto, quatro anos e meio, e Joana, um ano e três meses, aprova a iniciativa e é objetivo ao argumentar que “tem que incentivar mesmo, não ter vergonha, se a criança está com fome, tem que amamentar”.

CQC ameaça blogueira

Um dia após programa exibido pelo CQC 3.0 no dia 31 de maio, a professora universitária Lola Aronovich postou um texto, cujo título era “CQC anti-amamentação, vai pra PQP”, em que acusava o trio de humoristas de se posicionarem contra a amamentação em público por meio de opiniões misóginas e machistas.

Entre os 557 comentários, a blogueira reproduziu dois e-mails enviados por um dos apresentadores do programa, Marcelo Tas, que exigia a retificação dos argumentos utilizados pela professora. Aronovich manteve a postura e obrigou o apresentador a enviar um último e-mail em que colocava a intenção de processá-la por calúnia e difamação. Em tom de desafio, novo post intitulado “Liberdade relativa: Marcelo Tas quer me processar” e, até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta do apresentador.

Fonte: http://www.fac.unb.br/campusonline/sociedade/item/1139-brasilia-e-mais-oito-capitais-recebem-manifestacoes-do-mamaco-nacional

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mamaço Nacional - Brasília

No próximo domingo, dia 5 de junho, comemora-se o Dia do Meio Ambiente e, paralelamente a isso, haverá um Mamaço Nacional, com adesão de várias cidades. E Brasília não vai ficar de fora.

Local: Parque Olhos D’água (Asa Norte) - as mães se reunirão no gramado atrás da Administração do parque; levem toalhas para piquenique e comidinhas saudáveis para a confraternização das mam(m)as!

Hora: 15h30

Próximo Encontro - 18/06/2011

Aguardem mais informações!