terça-feira, 31 de julho de 2012

Marcha pela Humanização do Parto e Mamaço



Em Brasília, acontecerão simultaneamente Marcha pela Humanização do Parto e Mamaço.
A concentração será no dia 5/8 (domingo), às 9h no estacionamento 11 do Parque da Cidade.

A Marcha será realizada nacionalmente em algumas cidades do Brasil em protesto pelas resoluções divulgadas pelo Cremerj.
O mamaço é a reunião de mães que amamentam em comemoração à SMAM - Semana Mundial do Aleitamento Materno. Todos que apoiam a amamentação serão bem-vindos!

Vamos divulgar!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ENAPARTU - o Ishtar esteva lá!

O ENAPARTU - Encontro Nacional de Parteria Urbana, realizado de 27 a 29/07/2012, em Sorocaba/SP, foi um evento que contou com a participação da grande maioria das coordenadoras do Ishtar nas 8 cidades do Brasil.

O evento teve a presença de médicos, obstetrizes, enfermeiras, doulas e interessados nos temas discutidos durante os 3 dias. 

Oficina Dicas e Truques - com Roxana Knobel e Maíra Libertad


Oficina Dicas e Truques - com Roxana Knobel e Maíra Libertad

Encontro nacional das coordenadoras do Ishtar








Auditório lotado - com Ric Jones, Melania Amorim, Daphne Ratner, entre outros.

Sylvana e Sabrina (ex-ishtar Brasília e atual coordenadora do Ishtar Belém)

sábado, 21 de julho de 2012

Fotos do encontro: 21/07/2012 - amamentação

O tema amamentação é mesmo instigante e muitas mulheres, companheiros e bebês estiveram conosco nessa manhã de sábado para conversar sobre o assunto.


Com base em um dos relatos do livro "A maternidade e o encontro com a própria sombra", da psicanalista argentina Laura Gutman, iniciamos essa roda de conversa. A história de uma mãe que em sua 2ª experiência de amamentação, encontrava dificuldades em dividir a atenção entre a filha mais nova e a mais velha, de 5 anos.

Falamos também sobre livre demanda, amamentação exclusiva, métodos e cuidados na ordenha. Com a ajuda de uma mama didática, demonstramos a preparação para a amamentação (tanto dos seios quanto a pega do bebê) e ordenha. Ilustramos os tipos de mamilos (curto, invertido) que podem trazer dificuldades na fase de amamentação.


Tivemos também a presença de algumas mães e seus bebês que relataram os sucessos e as dificuldades que tiveram durante a amamentação.

A amamentação é uma fase desafiadora no pós-parto, mas é sempre bom lembrar de filtrar certas opiniões que podem levar à mãe a desistir desse processo. 
Ao sinal de dificuldades, é sempre bom buscar a ajuda de um profissional, seja a doula ou a parteira, e também os diversos bancos de leite humano (BLH) que existem no DF.
Para acessar a lista de BLH, clique aqui.

Ao final, foram mostrados alguns cartazes que ilustraram ainda mais o que foi conversado.
Todas as fotos foram tiradas da Cartilha "Promovendo o Aleitamento Materno", disponibilizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Unicef.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Próximo encontro: 21/07/2012 - Amamentação

O tema do próximo encontro será Amamentação, esse assunto tão bem vindo no final da gestação e no pós parto.


Amamentação na primeira hora, o que é uma boa pega, massagem e ordenha, mitos sobre o aleitamento materno, como o "leite fraco", e ainda os benefícios da amamentação exclusiva e prolongada.

Também teremos relatos de amamentação das mamães Ishtar.
Você está convidado para compartilhar conosco!

Relembrando:

Data: 21/07/2012 (sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: Parque Olhos Dágua - próximo ao quiosque coberto ao lado da administração do parque no final da Asa Norte (próximo à SQN 214).
Se o quiosque estiver ocupado, nos reuniremos embaixo de alguma sombra de árvore.
Leve uma toalha ou uma canga!

Confirme sua participação:
Através dos telefones: (61) 8108-2161 (Sylvana) ou (61) 8143-7182 (Rafaela) ou ainda pelo e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou enviando uma mensagem no blog.

*********************************************
NOTÍCIAS

O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó).
O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.
Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, 
tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções. Continue lendo...



- AVISOS! -

O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos 8 Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, Brasília, Recife, Sorocaba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Divinópolis).


Para participar do grupo virtual de discussão entre em contato:
http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
Twitter: http://twitter.com/ishtarbrasil
Facebook: www.facebook.com/groups/ishtarbrasil/

quarta-feira, 4 de julho de 2012