segunda-feira, 31 de março de 2014

Fotos do encontro: 29/03/2014 - Casa de Parto

A Casa de Parto de São Sebastião ainda é pouco conhecida no DF e este encontro serviu tanto como esclarecimentos quanto para dar visibilidade a essa ótima opção de local de parto atendida pelo S?US.

Com a presença da enfermeira-obstetra Elaine, o encontro desse sábado nublado teve a participação de doulas e gestantes. Foi esclarecido o protocolo da Casa de Parto para dar entrada durante o trabalho de parto, como tempo de gestação, idade da gestante, nível de dilatação, acompanhantes, intervenções.

Também tivemos relatos de acompanhamento da doula Adèle.



Para quem deseja conhecer a Casa de parto, os novos horários de atendimento para visitas ao público são:
Quartas-feiras pela manhã (7h às 12h) e domingos à tarde (13h às 19h).





quinta-feira, 27 de março de 2014

Próximo encontro: 29/03/2014 - A Casa de Parto

Quando pensamos em locais para se ter um bebê, o mais comum é pensarmos em hospitais ou maternidades.

Hoje se tem falado bastante do parto domiciliar, mas existe aqui em Brasília uma outra opção, pública e de qualidade, você conhece?

Neste próximo encontro falaremos sobre a Casa de Parto de São Sebastião. As casas de parto muito comuns em países como a Nova Zelândia, por exemplo, estão sendo aos poucos reconhecidas aqui no Brasil como um local seguro, aconchegante e como uma alternativa eficaz à maternidade ou ao hospital.

Vamos entender quais são os procedimentos e protocolos adotados nesta instituição, quem pode acompanhar a parturiente, quem é a equipe responsável e tantas outras questões referentes a este local de parto!

Venha e traga as pessoas que lhe acompanharão no parto, amigas gestantes, familiares e quantas mais pessoas quiser.

Relembrando:

Dia: 29/04/2013
Hora: 10h às 12h
Local: No quiosque do Parque Olhos D'água, próximo a administração do parque

NOTÍCIA RELACIONADA

Perguntas Frequentes Sobre a Casa de Parto de São Sebastião
A Casa de Parto de São Sebastião é uma excelente opção para as gestantes de baixo risco do Distrito Federal, que desejam um parto Humanizado pelo SUS.
Leia mais...

domingo, 16 de março de 2014

Fotos do encontro: 12/03/2014 - A Doula

O encontro desta quarta-feira (12) começou tímido, com a participação de um casal, uma gestante e uma grávida, além das doulas Magali Melo e Carla Panetti.

Com o relato de parto de Nina Schubart e de nascimento do Martim, muitas questões foram levantadas e comentadas por todos os que participaram dessa roda maravilhosa, desde termos técnicos até a possibilidade de mudança de plano no trabalho de parto.
Depois foi chegando mais um casal e, para a nossa surpresa, um pai que chegou atrasado mas marcou presença pela esposa gestante e impossibilitada de ir. 

Após o relato, Magali compartilhou algumas fotos impressas e lançou a questão do papel da doula no momento de gestação, parto e pós-parto.


Mais uma vez, agradecemos aos que compareceram e um até logo!

A seguir, compartilhamos o documentário sobre as doulas:

"Aquela que Serve - Documentário sobre Doulas"


sexta-feira, 7 de março de 2014

Próximo encontro: 12/03/2014 - A Doula

Mulher que serve outra mulher...

O que ela faz no parto?
Quando devemos entrar em contato com ela?
É uma presença imprescindível?

Convidamos a tod@s para conversarmos no próximo encontro sobre o papel maravilhoso da doula e compreender por que cada vez mais sua presença no trabalho de parto, parto e pós-parto é tão atual, apesar de antiga.

Mulheres que já tiveram seus bebês e foram acompanhadas pelas doulas, venham fazer o relato!

Relembrando:

Dia: 12/03/2014 (quarta-feira)
Hora: a partir das 19h30
Local: SCLN 704/5 Sala 106, comercial do Mercado Cobogó.

Não é necessária inscrição. Basta confirmar presença pelo comentário do blog, pelo email ishtarbrasilia@gmail.com ou pelo facebook.

******NASCIMENTOS*******

Num mesmo dia do mês de fevereiro (26), nasceram três bebês de mamães que participaram dos encontros do Ishtar Brasília:

Nasceu Júlia, filha de Alessandra num parto hospitalar.
Nasceu Benício, filho de Deborah Trevisan num parto domiciliar.
Nasceu Mariana, filho de Mauricéia num parto hospitalar.

terça-feira, 4 de março de 2014

Fotos do encontro: 22/02/2014 - Equipe de Assistência ao Parto

Após a roda de apresentação dos participantes, numa manhã gélida de fevereiro, demos início ao tema proposto para o dia: equipe de assistência ao parto

As gestantes e os homens presentes foram convidados a organizarem placas com os nomes dos profissionais que atuam no parto, identificando a função de cada um deles e os locais em que podem atuar, em nossa realidade brasileira.



Foi uma conversa bastante participativa de todos os presentes, contando ainda com ótimos exemplos da doula Magali. Houve quem nunca tivesse ouvido falar em obstetriz e foram esclarecidas algumas dúvidas a respeito da presença ou não de pediatra neo-natal nos partos domiciliares.


Agradecemos a tod@s os presentes naquele encontro, que para a nossa surpresa mais uma vez encheram o quiosque do Parque Olhos Dágua.


Até breve!