quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Instituto Nômades e Ishtar realizam 2º Curso de Capacitação de Doulas
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Fotos do Encontro - 17/12/2011 - DoAção
sábado, 17 de dezembro de 2011
Doula: as mãos que acolhem e apoiam
Dia de 18 de dezembro de 2011, dia de Nossa Senhora do Bom Parto, será comemorado pela primeira vez o Dia da Doula no estado de São Paulo, através da Lei Estadual Nº 14.586 - Autoria da Deputada Estadual Ana Perugini.
![]() |
Michelle Antunes Rocha, Ishtar Sorocaba, apoiada pela doula em conjunto com sua família. Créditos de Kelly Stein. |
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Próximo Encontro - 17/12/2011 - DoAção
Também estamos organizando um lanche coletivo para comemorar um ano tão gratificante!
Leve a sua contribuição!
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Fotos do Encontro - 19/11/2011 - Posições
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
sábado, 12 de novembro de 2011
Próximo encontro - 19/11 - Posições para o trabalho de parto e parto
sábado, 5 de novembro de 2011
O Renascimento do Parto - prévia do filme
sábado, 8 de outubro de 2011
Fotos do Encontro - 08/10/2010 - Relatos de Partos Domiciliares
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Próximo Encontro - 08/10/2011 - Relatos de Partos Domiciliares
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Fotos do encontro - 17/09/2011 - Por que amamentar é importante?
Até a próxima!
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Próximo encontro - 17/09/2011 - Por que amamentar é importante?
É com esse tema que iremos nos reunir em nosso próximo encontro com a presença de Gilmara Silva, nutricionista do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Reginal de Taguatinga (HRT) e Consultora em Aleitamento Materno.
Confirmado!
Data: 17/09/2011
Horário: das 15h às 17h (NOVO HORÁRIO)
Local: Parque Olhos Dágua - final da Asa Norte, próximo à SQN 214. Dentro do parque, vamos nos encontrar próximos ao quiosque da administração do parque.
>>> Leve uma canga ou uma toalha. Não esqueça da garrafinha de água para se hidratar!
------------------------------------
Confirme sua participação:
Pelo telefone: (61) 8108-2161 (Sylvana) ou (61) 8143-7182 (Rafaela) ou (61) 8160-7623 (Sabrina), por e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou ainda com um comentário no blog.
**********************
*AVISOS!*
O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos 7 Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, Belo Horizonte, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro).
sábado, 13 de agosto de 2011
Fotos do Encontro - 13/08/2011 - 2 anos Ishtar Brasília
domingo, 7 de agosto de 2011
Próximo encontro - 13/08/2011 - Aniversário de 2 anos do Ishtar Brasília
Foram muitas mulheres e casais, gestantes ou não, e seus nascimentos inesquecíveis que fizeram a história do grupo!
Vamos celebrar!
Faremos uma roda descontraída com bolo e bebidas!
Um encontro especial com a exibição de alguns filmes e do documentário produzido pelo Ishtar, divulgado na conferência da ReHuNa em 2010.
Você pode contribuir com nosso lanche coletivo!
Data: 13/08/2011
Horário: das 10h às 12h
Local: Salão de festas da SQN 404 Bloco I - Asa Norte (próximo à Escola DNA e às entrequadras comerciais 404/405).
------------------------------------
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Fotos do Encontro - 30/07/2011 - Pós-parto e cuidados com o bebê
Preparamos uma dinâmica na qual distribuimos folhas em branco para cada casal/gestante pedindo que escrevessem quais as principais dúvidas, questionamentos, sentimentos que tinham a respeito do pós-parto imediato e dos dias seguintes e sobre os cuidados com o bebê.
Logo após abrimos para discussão, muito rica, muito tranquila, esclarecedora, sob uma deliciosa sombra de árvores todos sentados na grama.
Foi discutida também a questão da imposição de alguns modelos vigentes na sociedade atual, desde os cuidados com o bebês aos acessórios necessários para a chegada dele e para estes cuidados.
Também refletimos sobre a necessidade de ouvirmos o bebê e de aprender a sermos pais e mães e que, neste aprendizado, também acertamos e não somos onipotentes, que as mães tem sentimentos ambivalentes e que precisam muito dos companheiros, do apoio e da paciência deles e de que eles também precisam ser compreendidos.
O encontro se encerrou com a "despedida das barrigas" de Inês e Nice.
Fizemos um círculo, com elas no interior do círculo, todos se deram as mãos e, de olhos fechados, dissemos palavras de apoio, incentivo e boas vibrações para as mães de 36 semanas.
Foi muito lindo este momento!
Estejam todos convidados para nossa festa de comemoração no dia 13/08/2011.
[Fortaleza] Workshop com Cláudia Rodrigues
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Próximo encontro - 30/07/2011 - Pós-parto e cuidados com o bebê
Vamos conversar sobre os cuidados após o nascimento do bebê, a mudança de rotina familiar e a fase de adaptação da nova família.
ATENÇÃO: Nosso encontro mudou de local!
>>> Leve uma canga ou uma toalha. Não esqueça da garrafinha de água para hidratar!
terça-feira, 21 de junho de 2011
Fotos do Encontro - 18/06/2011 - Nascendo no Brasil
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Próximo encontro - 18/06/2011 - Atenção ao Parto no Brasil
O tema de nosso encontro será: "Atenção ao Parto no Brasil", com a exibição do filme "Nascendo no Brasil". Falaremos sobre as dificuldades de se ter um parto normal no Brasil, país recordista de cesarianas.
Estamos esperando por você!
Não percam!
Uma em quatro mulheres relata maus-tratos durante o parto
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/880316-uma-em-quatro-mulheres-relata-maus-tratos-durante-o-parto.shtml
Chorando em um hospital, agulhada pelas dores das contrações do parto, mulheres brasileiras ainda têm de ouvir maus-tratos verbais como: "Na hora de fazer não chorou, não chamou a mamãe. Por que tá chorando agora?". A informação é da reportagem de Laura Capriglione publicada na edição desta quinta-feira da Folha.
De acordo com o texto, uma em cada quatro mulheres que deram à luz em hospitais públicos ou privados relatou algum tipo de agressão no parto, perpretada por profissionais de saúde que deveriam acolhê-la e zelar por seu bem-estar. São agressões que vão da recusa em oferecer algum alívio para a dor e xingamentos até gritos e tratamentos grosseiros com viés discriminatório.
Leia mais...quarta-feira, 8 de junho de 2011
Ishtar e o Mamaço Brasília
Pelo direito à amamentação em público
Escrito por Ricardo ViulaMais parecia um piquenique, porém, o encontro de papais e mamães partiu de um motivo sério. Entre as 15h30 e 17h20 do último dia cinco, vários bebês puderam usufruir de colo e peito na companhia dos pais, reunidos para discutir a recente polêmica em torno de se é adequado, ou não, amamentar em público. Aproximadamente 20 casais participaram do ato.
Paloma Varón, jornalista e iniciadora do movimento em Brasília, além de mãe de Cecília, quatro anos, e Clarice, dez meses, comenta que o debate a nível nacional começou quando, em março deste ano, a antropóloga Marina Barão foi impedida de amamentar o filho Francisco em exposição de arte no Itaú Cultural da Avenida Paulista, São Paulo. O motivo, segundo a funcionária que a abordou, era a norma do espaço de proibir a alimentação no local.
Foto: Ricardo Viula |
![]() |
Paloma Varón acredita que a sociedade brasileira está "importando" o pudor excessivo dos Estados Unidos |
Reação cibernética
A repercussão do caso nas listas virtuais sobre maternidade ganhou dimensão suficiente para que, no dia 12 de maio, um grupo de cerca de 30 mães acompanhadas pelos filhos lactentes retornasse à instituição cultural e realizasse um “mamaço”. Na mesma semana, o Facebook retirou uma foto em que a jornalista Kalu Brum amamentava o filho Miguel, alegando que o conteúdo da imagem era pornográfico. Em resposta, diversas mães postaram fotos de momentos de amamentação em blogs e perfis do Facebook: o “mamaço” virtual.
“Como as reações foram piores, com o artigo do J.P.Coutinho na Folha (João Pereira Coutinho, colunista da Folha.com) e as críticas dos humoristas do CQC, achamos por bem organizar um ‘mamaço’ em cada cidade”, pondera Varón. A jornalista lamenta as mudanças no posicionamento da opinião pública a respeito do tema: “Nossa manifestação não é contra o CQC, ou contra o João Pereira Coutinho, é contra esse pensamento que eu considero um retrocesso, visto que há dez anos atrás, ou até há mais anos atrás, amamentava-se na rua e, se alguém se incomadava, virava o rosto e tudo continuava, e, agora, as pessoas resolveram se manifestar contra esse direito que já era garantido”. A organização desse evento em escala nacional ocorreu via redes sociais. Ao todo, foram onze cidades – Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Recife, Belém, Londrina e Campinas.
Sylvana Karla, analista de sistemas e organizadora do Ishtar, grupo voluntário de apoio à gestação e à maternidade ativa, ressalta os benefícios do aleitamento materno, como a prevenção do câncer de mama e das alergias infantis. “Sempre estou incentivando a amamentação para que a mãe não desista, não se deixe levar pela doação, pelo tempo que tem que ficar muito com o bebê”, explica.
Ela, da mesma forma que a maioria das mulheres naquela tarde, estava ao lado do marido. Wellington Lemos, funcionário público e pai de Ernesto, quatro anos e meio, e Joana, um ano e três meses, aprova a iniciativa e é objetivo ao argumentar que “tem que incentivar mesmo, não ter vergonha, se a criança está com fome, tem que amamentar”.
CQC ameaça blogueira
Um dia após programa exibido pelo CQC 3.0 no dia 31 de maio, a professora universitária Lola Aronovich postou um texto, cujo título era “CQC anti-amamentação, vai pra PQP”, em que acusava o trio de humoristas de se posicionarem contra a amamentação em público por meio de opiniões misóginas e machistas.
Entre os 557 comentários, a blogueira reproduziu dois e-mails enviados por um dos apresentadores do programa, Marcelo Tas, que exigia a retificação dos argumentos utilizados pela professora. Aronovich manteve a postura e obrigou o apresentador a enviar um último e-mail em que colocava a intenção de processá-la por calúnia e difamação. Em tom de desafio, novo post intitulado “Liberdade relativa: Marcelo Tas quer me processar” e, até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta do apresentador.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Mamaço Nacional - Brasília
Local: Parque Olhos D’água (Asa Norte) - as mães se reunirão no gramado atrás da Administração do parque; levem toalhas para piquenique e comidinhas saudáveis para a confraternização das mam(m)as!
Hora: 15h30
domingo, 15 de maio de 2011
Fotos do Encontro - 14/05/2011 - Parto Humanizado
Agenda SMRN 2011
sábado, 14 de maio de 2011
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE DOULAS - RECIFE
- Objetivo do curso: capacitar mulheres de diversas áreas/profissões para atuarem como doulas (acompanhantes de parto) em partos hospitalares e domiciliares.
- Público alvo: mulheres de qualquer formação profissional que desejam ajudar outras mulheres no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
- Período de realização: 09 a 12 de julho de 2011
- Carga horária total: 37 horas (haverá uma atividade prática numa maternidade local com 5 horas de duração)
- Local: Granja Jaguaroca, Aldeia, Camaragibe/PE
- Equipe:
Melania Amorim (obstetra)
Leila Katz (obstetra)
Dan Gayoso (doula)
Ana Katz Schuler (doula)
Kelly Brasil (doula)
Fabiana Melo (fisioterapeuta)
Marcelle Mello (enfermeira obstetra)
-Valor: R$ 600,00 (pode ser parcelado em até 3 vezes)
- Mais informações/inscrições: (81) 3454.2505 | 9973.8035 | 8825.1274 - dan@institutonomades.org.br | espacoishtar@gmail.com

terça-feira, 10 de maio de 2011
SMRN 2011 em Brasília
