sábado, 21 de julho de 2012

Fotos do encontro: 21/07/2012 - amamentação

O tema amamentação é mesmo instigante e muitas mulheres, companheiros e bebês estiveram conosco nessa manhã de sábado para conversar sobre o assunto.


Com base em um dos relatos do livro "A maternidade e o encontro com a própria sombra", da psicanalista argentina Laura Gutman, iniciamos essa roda de conversa. A história de uma mãe que em sua 2ª experiência de amamentação, encontrava dificuldades em dividir a atenção entre a filha mais nova e a mais velha, de 5 anos.

Falamos também sobre livre demanda, amamentação exclusiva, métodos e cuidados na ordenha. Com a ajuda de uma mama didática, demonstramos a preparação para a amamentação (tanto dos seios quanto a pega do bebê) e ordenha. Ilustramos os tipos de mamilos (curto, invertido) que podem trazer dificuldades na fase de amamentação.


Tivemos também a presença de algumas mães e seus bebês que relataram os sucessos e as dificuldades que tiveram durante a amamentação.

A amamentação é uma fase desafiadora no pós-parto, mas é sempre bom lembrar de filtrar certas opiniões que podem levar à mãe a desistir desse processo. 
Ao sinal de dificuldades, é sempre bom buscar a ajuda de um profissional, seja a doula ou a parteira, e também os diversos bancos de leite humano (BLH) que existem no DF.
Para acessar a lista de BLH, clique aqui.

Ao final, foram mostrados alguns cartazes que ilustraram ainda mais o que foi conversado.
Todas as fotos foram tiradas da Cartilha "Promovendo o Aleitamento Materno", disponibilizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Unicef.



Um comentário: