terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Fotos do Encontro - 11/12/2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Próximo Encontro - 11/12/2010
Convidamos a Dra Thelma Oliveira, pediatra e criadora do site Pediatria Radical (www.pediatriaradical.com) e de uma comunidade com o mesmo nome no Orkut.
Vá e leve seu companheiro, amigo(a) e bebê!
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Doulas se reúnem em Brasília
Encontro reunirá doulas brasileiras e internacionais e ainda parteiras da região amazônica
Começa na próxima sexta-feira (26), as atividades que antecedem a III Conferência Internacional sobre Humanização de Parto e Nascimento e fazem parte da programação do evento. Será realizado na Unipaz o 8º Encontro Nacional e o 2º Encontro Internacional de Doulas e o 1º Encontro Internacional da Rede Latinoamericana e Caribenha para a Humanização do Parto e Nascimento (Relacahupan).
Presidido pela nutricionista doutora em Ciências da Saúde e professora da UnB, Lívia Penna Firme, o encontro de Doulas contará com a participação de parteiras da região amazônica e terá vivências de cuidados que incluem oficinas de biodança, pilates na gestação, florais da Deusa na gestação e visualização do parto. As rodas de convivência discutirão a atuação das doulas, dor e luto no parto e ainda o parto como ritual de iniciação, com a participação da doula venezuelana, Isabella Polito de Lares. Haverá uma mesa redonda para falar sobre a evolução da atuação da doula no mundo e um debate sobre a atividade das doulas: ocupação ou profissão?
O Encontro da Relacahupan discutirá as escolas de parteiras, as parteiras e doulas em equipes de saúde e ainda a necessidade das casas de parto. O encontro terá representantes do México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Espanha e Brasil.
A III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento acontecerá em Brasília (Brasil), de 26 a 30 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O encontro é organizada pela Rede Nacional pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa) com a parceria do Ministério da Saúde do Brasil e do Governo do Distrito Federal, além da Universidade de Brasília, Organizações não Governamentais e outras instituições brasileiras e internacionais.
No dia 26 a partir das 18h começam os cursos e oficinas para os participantes da Conferência e seguem durante o dia 27. Os cursos são promovidos em parceria com o Governo do Distrito Federal, por meio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).
As doulas
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Elas ajudam a esclarecer dúvidas, orientam na busca de informação de qualidade e, sobretudo, transmitem confiança e tranquilidade no processo do parto à mulher e ao seu companheiro.
As pesquisas têm demonstrado que a atuação da doula no parto ajuda a diminuir a taxa de cesárea, o tempo de trabalho de parto, os pedidos de anestesia e o uso de oxitocina. Em casas de parto e em alguns hospitais existem a doulas comunitárias, que fazem plantão e ajudam as mulheres que precisam de apoio no momento. Em Belo Horizonte, um trabalho desenvolvido pela Comissão Perinatal da Secretaria do município foi implantou o serviço de doulas comunitárias em todas as maternidades na cidade.
Serviço
O quê: 8º Encontro Nacional e 2º Encontro Internacional de Doulas e o 1º Encontro Internacional da Relacahupan
Quando: 26 de novembro de 2010
Horário: 8h às 17h
Onde: Unipaz – Área Especial Granja do Ipê – Saída Sul – Km 30 – Parkway Núcleo Bandeirante – DF
Informações: 61 7812-0252 / 61 7812-5504
Programação: http://www.
Credenciamento de imprensa: imprensa@
Rachel Mortari
Caína Castanha
Assessoria de Comunicação III CIHPN
55 61 8144 9782 / 55 61 8100 2753 / 55 61 7815 2412
terça-feira, 23 de novembro de 2010
III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento

De 26 a 30/11 acontecerá a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento em Brasília/DF, organizada pela ReHuNa - Rede pela Humanização do Parto e Nascimento com o apoio do Ishtar!
Veja a programação do evento que contará com a presença do obstetra francês Michel Odent, da parteira mexicana Naoli Vinaver, entre outras figuras importantes na humanização do parto e nascimento.
Mais informações, visite http://www.conferenciarehuna2010.com.br/programacao/index.php
domingo, 21 de novembro de 2010
Vem aí a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Fotos do Encontro - 06/11/2010 - A Cesárea
Foi assim nesse sábado, 06/11, que nos reunimos para falar sobre a cesárea: seus mitos e as reais necessidades.
Com a presença da convidada especial a parteira e obstetra Carla Daher, passamos uma tarde ouvindo relatos de experiências de partos e nascimentos, incluindo os 2 partos que aconteceram no dia anterior, sendo um deles pélvico (bebê nasceu sentado).
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Encontro 06/11/2010 - alteração do local
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Próximo encontro: 06/11/2010 - A Cesárea
Segundo ela, que também coordenou a exposição de fotos em alusão à Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento, quando o parto transcorre sem complicações, a mulher vivencia uma das experiências mais profundas e plenas da vida e o vínculo com o bebê se consolida mais facilmente.“Logo que a Luiza nasceu, eu a acolhi sob os braços e olhei para o rostinho dela. Isso fortalece o vínculo. Com o Pedro foi a mesma coisa, mas nem todas as mães submetidas à cesárea e que ganham o filho no hospital tem essa oportunidade, pois os bebês são levados pelo pediatra”.
Além dos riscos do parto cirúrgico, Patrícia destaca a diferença entre o tempo de recuperação dos procedimentos. “No parto ativo eu já caminhava no dia seguinte e na cesárea, ainda sentia dores (nos locais dos pontos) um, dois meses após a cirurgia”.
* Riscos da cesárea para a mãe: maior risco de morte materna em decorrência da cirurgia (2,8% maior na cesariana eletiva - realizadas antes do trabalho de parto - quando comparada ao normal). Maior chance de desenvolver infecção e depressão pós-parto.
domingo, 24 de outubro de 2010
Fotos do Encontro - 16/10/2010 - Amamentação
Paloma Terra e Marília Largura marcaram presença para falar sobre amamentação.
Fizemos um breve retrocesso falando sobre a forma como fomos amamentados: quanto tempo, porque fomos desmamados, quais os mitos que nossas mães nos contam.
Tivemos a participação de mamães de bebês Ishtar que fizeram relatos sobre suas vivências de amamentação, contando as dificuldades e as vitórias neste processo do pós-parto.
Falamos sobre livre demanda, ordenha, doação de leite materno e distribuímos uma lista de contatos dos bancos de leite do DF.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Humanização de Parto e nascimento será discutido em Brasília
sábado, 9 de outubro de 2010
Próximo encontro: 16/10/2010 - Amamentação
Será a segunda vez que falaremos sobre o assunto tão bem vindo na gestação e no pós parto.
Amamentação na primeira hora, o que é uma boa pega, massagem e ordenha, mitos sobre o aleitamento materno, entre outros tópicos.
Também teremos relatos de amamentação das mamães Ishtar.
Você está convidado para compartilhar conosco!
Relembrando:
Data: 16/10/2010, sábado
Horário: 15h às 17h
Local: Parque Olhos Dágua - quiosque coberto próximo à administração do parque no final da Asa Norte (próximo à SQN 214).
Confirme sua participação:
Através dos telefones: (61) 8160-7623 (Sabrina) ou (61) 8108-2161 (Sylvana) ou (61) 8143-7182 (Rafaela).
Você também pode nos enviar uma mensagem pelo e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou utilizar o campo dos comentários deste blog.
****************************
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
O aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo por seis meses.
Leia mais aqui.
Cartilha Leite de Mãe
Autora: Sonia Hirsch
Cartilha Promovendo o Aleitamento Materno
Ministério da Saúde
****************************
NASCIMENTOS:
Nasceu Alice, de Angélica e Daniel, que frequentaram ativamente os encontros do Ishtar Brasília. Alice nasceu no dia 27/09 no Hospital Daher, prestes a completar 38 semanas.
Muito leitinho para Alice!
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Fotos do Encontro - 25/09/2010
A curiosidade e as dúvidas estavam estampadas no rosto de cada participante.
No final, todos deram as mãos e irradiaram boas vibrações para as 3 grávidas que estavam se despedindo da barriga com 37 ou 38 semanas.
As organizadoras do Ishtar Brasília ficaram felizes com a presença de todas.
domingo, 26 de setembro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Próximo encontro: 25/09/2010
Nosso próximo encontro tratará dos Tipos de Parto.
Cesárea x normal... Vaginal x humanizado... Hospitalar x Domiciliar.
Vamos discutir e nos situar dentro destes temas!
Aguardamos a participação de vocês: casais grávidos ou não, mães de primeira, segunda, terceira.... viagem! Homens e mulheres interessados na gestação!
Relembrando:
Data: 25/09/2010, sábado
Horário: 15h às 17h
Local: Parque Olhos Dágua - quiosque coberto próximo à administração do parque no final da Asa Norte (próximo à SQN 214).
Confirme sua participação:
Através dos telefones: (61) 8160-7623 (Sabrina) ou (61) 8108-2161 (Sylvana) ou (61) 8143-7182 (Rafaela).
Você também pode nos enviar uma mensagem pelo e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou utilizar o campo dos comentários do blog.
- AVISOS!-
O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro).
Você recebeu o convite para participar do grupo de discussão virtual? Não?
Então entre em contato e enviaremos!
Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?!http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
O Ishtar também está no Twitter: http://twitter.com/ishtarbrasil
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Próximo encontro - 25/09/2010
O tema ainda está sob definição.
Aguardem mais informações!
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Fotos do Encontro - 14/08/2010
Jacqueline e Glauco - 6 semanas
Alícia e Ricardo - 33 semanas
Maíra e Eduardo - 26 semanas
Cláudia e Rodrigo - 21 semanas
Tivemos a participação de 2 papais super atuantes: Assis (pai de João, 4 meses) e Wellington (pai de Ernesto - 3a 7m - e de Joana - 5m).
Eles contaram um pouco da experiência de pai, compartilhando suas histórias de vida com seus filhotes, concentrando nos sentimentos deles sobre a paternidade, desde o momento da descoberta até o momento presente...foi muito lindo!
domingo, 1 de agosto de 2010
Próximo encontro - 14/08/2010
Falaremos sobre um personagem pouco falado, mas não menos importante na gestação - O Pai! Teremos papais-Ishtar que já passaram pelo grupo, relatando suas experiências de gestação, parto e pós-parto.
Vá e leve seu companheiro!
Relembrando:
Data: 14/08/2010, sábado
Horário: 15h às 17h
Local: Parque Olhos Dágua - quiosque coberto próximo à administração do parque no final da Asa Norte (próximo à SQN 214).
Confirme sua participação:
Através dos telefones: (61) 8160-7623 (Sabrina) ou (61) 8108-2161 (Sylvana) ou (61) 8143-7182 (Rafaela).
Você também pode nos enviar uma mensagem pelo e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou utilizar o campo dos comentários do blog.
- AVISOS!-
O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro).
Você recebeu o convite para participar do grupo de discussão virtual? Não?
Então entre em contato e enviaremos!
Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?!http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
O Ishtar também está no Twitter: http://twitter.com/ishtarbrasil
*NASCIMENTOS*
Nasceu Clarice, de Paloma Varón, no dia 23/07.
Nasceu Lucas, de Suiá, no dia 27/07 num parto domiciliar.
Nasceu Morena, de Waleska, no dia 28/07.
-----------------
Notícia Relacionada:
Licença-Paternidade
Nos termos do art. 7º, inciso XIX da CF/88 c/c art. 10, § 1º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, o prazo de licença-paternidade é de cinco dias.
A concessão dessa licença representou uma enorme inovação na Constituição de 1988, já que antes, nenhuma Constituição Brasileira tratava sobre o tema, sendo assim considerado um avanço na ordem jurídica, pois, apesar de guardar forte analogia com o que já havia sido legislado, ampliou o disposto no artigo 473 da CLT, elevando a matéria a nível constitucional.
A licença-paternidade possibilita o trabalhador ausentar-se do serviço, para auxiliar a mãe de seu filho, que não precisa ser necessariamente sua esposa, no período de puerpério (período que se segue ao parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher retornem à normalidade) e também registrar seu filho.
Leia mais aqui.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Workshop de Cláudia Rodrigues


sábado, 17 de julho de 2010
Fotos do Encontro - 17/07/2010
Tivemos o encontro inaugural digirido pela mais nova integrante da organização: Rafaela.
O tema Cuidados com o Bebê trouxe à tona a discussão de coisas, a princípio, simples mas que algumas mães ainda se sentem inseguras de fazerem depois que seus bebês chegarem!
sábado, 10 de julho de 2010
Próximo encontro - 17/07/2010
No próximo encontro do Ishtar Brasília iremos falar sobre os Cuidados com o Bebê.
Vá, leve seu companheiro e conte sua experiência!
Relembrando:
Data: 17/07/2010, sábado
Horário: 15h
Local: Parque Olhos Dágua - quiosque coberto próximo à administração do parque no final da Asa Norte (próximo à SQN 214).
Confirme sua participação:
Através dos telefones: (61) 8160-7623 (Sabrina) ou (61) 8108-2161 (Sylvana) ou ainda pelo e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou pelo blog, utilizando os comentários.
- AVISOS!
-O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro).
Você recebeu o convite para participar do grupo de discussão virtual? Não?
Então entre em contato e enviaremos!
Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?!http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
O Ishtar também está no Twitter: http://twitter.com/ishtarbrasil
*NASCIMENTOS*
Nasceu Noah, de Aline, no dia 26/06, em casa com a parteira Marília Largura.
---------------------
*NOTÍCIA RELACIONADA*
Banho de Imersão
O banho de imersão pode ser dado na bacia ou na banheirinha. Os primeiros banhos em casa não precisam ser demorados. Basta que o recém-nascido fique na banheira tempo suficiente para tirar a sujeirinha e a pele descamada que se acumula no corpo.
Muitos pais têm a oportunidade de acompanhar o banho do bebê na maternidade recebendo orientação dos enfermeiros. Essa demonstração deixa os pais mais seguros e confiantes para dar o banho em casa.
Leia mais clicando aqui.
terça-feira, 6 de julho de 2010
domingo, 20 de junho de 2010
Fotos do Encontro - 19/06/2010
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Próximo encontro - 19/06/2010
Porque dói? Como é a dor? Algumas mulheres parem sem dor? Que fatores colaboram para o aumento e a diminuição da sensação dolorosa no parto?
Contaremos com a presença de Renata Beltrão: mãe, especialista em Saúde Perinatal, doula e organizadora do Espaço Doularte.
Também teremos alguns relatos de parto de mães que frequentaram o Ishtar Brasília.
Relembrando:
Data: 19/06/2010, sábado
Horário: 15h
Local: Parque Olhos Dágua - quiosque coberto próximo à administração do parque no final da Asa Norte (próximo à SQN 214).
Confirme sua participação:
Através dos telefones: (61) 8160-7623 (Sabrina) ou (61) 8108-2161 (Sylvana) ou ainda pelo e-mail ishtarbrasilia@gmail.com ou pelo blog, utilizando os comentários.
- AVISOS!
-O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza, Divinópolis e Rio de Janeiro).
Você recebeu o convite para participar do grupo de discussão?Não?
Então entre em contato e enviaremos!
Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?!http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
O Ishtar também está no Twitter: http://twitter.com/ishtarbrasil
--------------------------------------------------
ARTIGO RELACIONADO:
http://www.amigasdoparto.com.br/dor.html
PARA QUE SERVE A DOR?
Um dos maiores medos associados ao parto é o medo da dor. Os avanços da medicina permitiram o aparecimento de drogas cada vez mais sofisticadas que se não curam, pelo menos tiram a dor. A anestesia nos tira a dor e muitas das sensações físicas ligadas ao trabalho de parto. Dor de dente, dor de cabeça, dor de barriga, dor nas costas… Por que conviver com a dor? Qual o significado da dor?
Na maioria das vezes, a dor é um sinal do corpo de que algo não está indo bem. Uma dor de estômago pode significar que comemos um alimento deteriorado. Uma dor de dente pode significar um nervo inflamado. Se não sentirmos a dor, se anestesiássemos todo o corpo, jamais sentiríamos dor. Mesmo com fraturas, úlceras ou cistites, o que seria muito perigoso! Não podemos, então, simplesmente poupar-nos da dor.
Outras vezes a dor é um aviso de que um músculo foi sobrecarregado, como quando carregamos um peso por muito tempo, ao fazermos exercício físico numa dose maior que a habitual. Essa dor freqüentemente nos dá prazer. Saber que os músculos doem de uma boa sessão de natação dá uma sensação de poder e vigor. E é comum que pensemos: "Ah! Amanhã já passou!". E lá vamos nós para mais uma aula de natação.
Às vezes sentimos a dor da perda, a dor do luto, a dor na alma. Essas dores acontecem porque somos gente, pensamos, sentimos, amamos e sofremos com as perdas. Sem amor não sentiríamos a dor da separação. No final percebemos que valeu a pena ter amado, com ou sem dor. Enriquecemos e crescemos com esses sentimentos. Se tomamos antidepressivos para nos livrar do luto, percebemos que nosso mal estar com o tempo vai piorar e que não há como escapar dessa dor, cedo ou tarde teremos que lidar com ela. Remédios aqui decididamente não funcionam…
A DOR DO PARTO
A dor do parto é diferente dos outros tipos de dor, por várias razões. Primeiro porque é uma dor intermitente. Vem com a contração, começando fraquinha e aumentando, até atingir o pico, quando começa a diminuir e desaparece completamente. No intervalo entre as contrações não há dor, pressão, incômodo algum. É como se nada tivesse acontecido há 4 minutos. Nesses intervalos dá tempo de relaxar, meditar, respirar profundamente e muitas vezes dormir.
Outro fato é que a intensidade da dor do parto varia de mulher para mulher e de gestação para gestação de acordo com diversos fatores: limiar individual, grau de relaxamento, intimidade como o ambiente, apoio de familiares e profissionais, preparação e outros tantos… É uma dor diretamente influenciada por fatores psicológicos, funcionais e emocionais. Quando estamos com medo, ficamos tensas, e a nossa tensão faz a dor aumentar. É um ciclo bem conhecido, o ciclo do medo-tensão-dor. Vale para qualquer tipo de dor.
Um terceiro fator que às vezes soa estranho é que a dor do parto é "esquecida". É freqüente ouvirmos as mulheres dizerem que tão logo o bebê está nos braços, a dor já foi completamente esquecida. É diferença daquelas cólicas menstruais que lembramos, algumas realmente inesquecíveis. Ou aquela dor de dente que destruiu nosso fim-de-semana. Se nos esforçarmos um pouco, dá pra sentir a danada de novo!
O certo é que uma boa experiência de parto significa, entre outras coisas, lidar com a dor normal inerente ao processo de abertura do colo do útero e aliviar ou eliminar as dores desnecessárias, provenientes de tensões, medos, ambientes impróprios, manobras médicas discutíveis ou presença de pessoas indesejadas.
E embora essa dor seja tão peculiar, lidar com ela não é muito diferente do que lidar com outras dores. Os recursos que podemos usar são universais: água morna, respiração, distração, encorajamento, carinho, apoio, balanço ritmado, massagem, relaxamento, meditação, oração, visualização, pressão, alongamento, respiração, vocalização, movimentação do corpo, ouvir música, cantar, gritar, gemer, chorar.
É claro que nem todos os recursos funcionam da mesma forma para toda mulher. Somos indivíduos diferentes. Nossos desejos, nossos desafios, o que nos move, tudo é individual. É bom lembrar que por isso mesmo qualquer procedimento médico ligado ao parto, não só aqueles ligados à dor, devem ser adotados individualmente e nunca rotineiramente. Rotina é para máquinas, não para gente e menos ainda para parturientes.
Quando nos sentimos confortáveis e seguras, aumentamos nossa capacidade de relaxar e assim nos concentrar no trabalho de parto. O trabalho de parto é feito de esforço, concentração, dedicação. Existem elementos ambientais, recursos humanos e técnicos que podem ser de grande ajuda nessa tarefa intensa de dar à luz um bebê.
Leia mais aqui.
* NASCIMENTOS*
* Nasceu Iorubá, de Brunna, no dia 20 de maio às 8h, de parto natural em casa, na cidade de Alto Paraíso-GO.
* Nasceu Giovana, da Gláucia, no dia 1º de junho. Giovana nasceu com 48 cm, 3,475 kg e mamou na primeira hora.
* Nasceu Stela, de Vanessa, no dia 10 de junho.
sábado, 12 de junho de 2010
SMRN 2010 - Exposição de Fotos
14 a 18/06 - Faculdade de Saúde - UnB Asa Norte
21 a 25/06 - UnB Planaltina (cancelada)
28/06 a 02/07 - UnB Ceilândia
quarta-feira, 9 de junho de 2010
sábado, 22 de maio de 2010
Fotos do Encontro - 22/05/2010
Foi o encontro que mais reuniu grávidas (16) e casais (cerca de 5) até hoje. Também tivemos a presença de profissionais de saúde e outras interessadas no assunto.
Iniciamos com uma breve apresentação de todos. Paloma Terra (nossa parceira) prosseguiu a conversa sobre Fisiologia do Parto, questionando o que seria fisiológico e, em seguida, o que seria patológico de uma forma geral.
A maioria das presentes participou ativamente, compartilhando de suas experiências e indagando com perguntas que tiveram respostas bem ilustradas.
Com a ajuda de uma pelve anatômica, Paloma Terra explicou o processo de nascimento do bebê.
No final, ao cair da tarde, tivemos a foto do grupo.
Mais uma vez, agradecemos a todos e todas que passaram essa tarde conosco!
Até a próxima!
terça-feira, 11 de maio de 2010
Próximo Encontro - 22/05/2010
Convidamos a parteira Paloma Terra* para abordar esse tema, ilustrando com sua experiência de mais de 100 atendimentos domiliciares e acompanhamentos hospitalares.
Data: 22/05/2010 (sábado)
Horário: 15:00
Local: Parque Olhos Dágua - quiosque coberto próximo à administração do parque no final da Asa Norte (próximo à SQN 214).
Confirme sua participação:
Através dos telefones: (61) 8160-7623 (Sabrina) ou (61) 8108-2161 (Sylvana) ou ainda pelo e-mail ishtarbrasilia@gmail.com
- AVISOS! -
O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos 8 Ishtar espalhados pelo Brasil (Belém, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Sorocaba, Brasília, Fortaleza e Divinópolis).
Você recebeu o convite para participar do grupo de discussão?
Não? Então entre em contato e enviaremos!
Caso já tenha recebido, está esperando o que para entrar e se apresentar?!
http://groups.google.com.br/group/ishtarbrasil
O Ishtar também está no Twitter: http://twitter.com/ishtarbrasil
-------------------------------
NASCIMENTOS:
Nasceu Giovana, de Marieta, que frequentou o grupo Ishtar Brasília. Giovana nasceu em casa no dia 22/04, pesando 3,350 kg e medindo 49 cm.
* Paloma Terra é mãe de dois filhos nascidos de parto natural com a assistência de Parteiras Profissionais em uma Casa de Partos no Canadá. Ela está ativamente envolvida com parto e nascimento desde 1999. Se formou Parteira Profissional pelo curso da Association of Texas Midwives (Associação de Parteiras do Texas) sendo em seguida Licenciada pelo Departamento de Saúde do Estado do Texas como Lincensed Midwife (Parteira Licenciada) e Certificada pelo North American Registry of Midwives (NARM, Registro Norte Americano de Parteiras) como Professional Midwife (Parteira Profissional). Ela exerceu assistência à várias famílias como Doula em parto e pós-parto durante 3 anos na região metropolitana de Austin no Texas durante sua formação como Parteira Profissional e atendeu mais de 100 partos em hospitais, casas de parto e domicílios.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Carta Aberta a Alexandre Garcia
No dia 07/05/2010, Alexandre Garcia em entrevista à CBN demonstrou ser um profundo desconhecedor dos benefícios do parto humanizado e do direito ao acompanhante. A Rede Parto do Princípio redigiu um manifesto de repúdio a mais esse desrespeito às mães brasileiras.
Leia aqui a Entrevista.
Leia abaixo a Carta de Repúdio
Carta Aberta a Alexandre Garcia
Considerações sobre a "bobagem" do Parto Humanizado
Quem está brincando com a saúde?
Caro Sr. Alexandre Garcia,
Somos mulheres ativistas da Rede Parto do Princípio, uma rede nacional, com mais de 100 mulheres por todo o Brasil, que luta para que toda mulher possa ter uma maternidade consciente e ativa através de informação adequada e embasada cientificamente sobre gestação, parto e nascimento.
É com profundo pesar que recebemos em pleno dia das mães uma fala cheia de preconceitos sobre a maternidade em um veículo de comunicação pública.
Diante de sua fala, nota-se o profundo desconhecimento das políticas de controle de infecção hospitalar, como também da legislação que garante a toda mulher o direito à presença de um acompanhante de sua livre escolha no pré-parto, parto e pós-parto imediato. Não é só uma "bobagem" do Ministério da Saúde. É lei (Lei Federal n° 11.108 de 2005). Uma lei que vem sendo sumariamente descumprida por todo o país.
Transcrição realizada a partir do áudio disponível em:http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/mais-brasilia/MAIS-BRASILIA.htm"[...] eu tô criticando essa bobagem do Ministério da Saúde de parto humanizado... será que vão deixar entrar um pai na sala cirúrgica pra infectar a sala cirúrgica? O pai barbudo, cabeludo, bêbado, sei lá o quê, mas enfim... hã... vestido com... com poeira da rua numa sala cirúrgica? Isso é um absurdo. Ah, mas é o parto de cócoras... tudo bem, peça para sua mulher fazer um parto de cócoras pra ver o que vai acontecer com o joelhos dela, não é índia, nã... vão... vão acabar... É um sofrimento. Ah, porque as cesárias... eu disse olha... que ele mesmo concorda que o... o serviço público as cesárias só é feita [sic] em último caso... é parto normal normalmente... não precisa ficar anunciando que o hospital do Gama vai ter isso [...]"
Existem normas de controle de infecção hospitalar que devem ser cumpridas por toda a equipe de saúde, pelos pacientes e por seus acompanhantes. Independente se são "cabeludos", "carecas" ou "barbudos". Seguidas essas normas, não há porque restringir o acesso do acompanhante. O direito da mulher não pode ser violado a partir de discriminação, de preconceito.
Várias pesquisas comprovaram que a presença do acompanhante no parto proporciona uma série de benefícios como: maior sentimento de confiança, aumento no índice de amamentação, diminuição do tempo de trabalho de parto, menor necessidade de parto cirúrgico, menor necessidade de medicação, menor necessidade de analgesia, menores índices de escores de Apgar abaixo de 7, menor necessidade de parto instrumental, menores taxas de dor, pânico e exaustão, entre vários outros benefícios. Diante desses indícios, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza, desde 1996, a presença de um acompanhante para a parturiente.
E isso não é bobagem. São pesquisas científicas.
Hoje, existe a possibilidade da mulher escolher a melhor posição para o parto. De posse de evidências científicas, muitos profissionais não mais recomendam uma única posição, mas permitem que a mulher encontre a posição mais confortável para dar à luz. Para a posição de "cócoras", que é como são chamadas algumas posições verticalizadas, existem apoios e banquetas. Há também muitas mulheres que conseguem ficar de cócoras sem comprometer os joelhos, mesmo as não-indígenas."
[...] O ministério da saúde não fez só isso não. O Ministério da Saúde tá estimulando agora pessoa com HIV a engravidar. Eu duvido que o Ministério da Saúde vá fazer uma... uma cesária pela terceira vez numa mulher com HIV e respingar sangue nele pra ver o que vai acontecer. É uma... é uma maluquice. Tão fazendo uma brincadeira com a saúde... Tá lá escrito na instituição a saúde é direito de todos e dever do Estado. O Estado não está cumprindo seus deveres com a saúde... e os problemas são de gestão, são administrativos.[...]"
Atualmente, diante de assistência médica adequada, nós mulheres podemos ter uma gestação e um parto mais seguros tanto para nós, quanto para os bebês. Inclusive as mulheres HIV positivas. Existem protocolos, embasados cientificamente, para os atendimentos às soro-positivas que evitam a transmissão vertical do HIV. Todos nós temos direito à reprodução. Existem também protocolos de rotinas que protegem a equipe de saúde para que não tenham contato com sangue ou secreções; e de providências caso haja algum acidente. E isso não é maluquice. É biossegurança.
E se o Estado está tomando providências para que o pai mais "barbudo" possa acompanhar sua esposa no nascimento de seu filho, e para que pessoas como eu, como os soro positivos e até como você possam ter fihos e netos em segurança, isso não é "bobagem", isso é dever do Estado.
Mas se o senhor ainda tiver críticas à "bobagem" do Parto Humanizado ou aos partos das mulheres soro positivas, por favor, embase suas considerações com argumentos fundamentados cientificamente. Porque disparar informações incorretas em meios de comunicação pública é anti-ético e um descalabro. E é vergonhoso.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Rede de Mulheres Parto do Princípio
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Dia Internacional das Parteiras
A Faculdade de Ciências da Saúde (FS), por meio dos Departamentos de Enfermagem (ENF) e de Saúde Coletiva e o Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília têm o prazer de convidar para programação comemorativa alusiva ao 05 de maio - DIA INTERNACIONAL DAS PARTEIRAS/2010.
DATA: 05/05/2010
Programação
8h30 às 10h- Local : Saguão do Auditório 2 da FS - Abertura da exposição fotográfica Mães da Pátria", de Bia Fioretti, com boas-vindas às parteiras e confraternização entre os presentes.
17h às 20h30 – Local: Auditório 2 da FS
sábado, 10 de abril de 2010
Fotos do Encontro - 10/04/2010
Glaucia (32 semanas), Vanessa (30 semanas), Gabrieli (38 semanas), Elen (22 semanas), Ana Paula (13 semanas), Sara (26 semanas) e Paloma (23 semanas).
A maioria é de estreantes, mas todas se sentiram bem a vontade para compartilhar seus medos e anseios, conversando sobre suas expectativas para o tão esperado momento do parto.
Recebemos a visita surpresa de Liana e sua mais nova cria, Maria Clara, de 2 meses.
No final, todas se reuniram para a foto do grupo.
Agradecemos a presença de todas e esperamos encontrá-las no próximo encontro!